Lenda do Café

Reza a lenda que o café foi descoberto la pelas terras do Oriente, naquela época Maomé, que era o representante de Alá na terra proibiu o consumo de bebidas alcóolicas, nesse caso o vinho. Isso entristeceu muito seus seguidores, pois haviam perdido a bebida que lhes confortava. Tipo a nossa cervejinha de final de tarde, mas ao contrário de nós, eles obedeceram à proibição.

O tempo passou, todos se adequaram as novas regras, sem aquele aperitivo pra abrir o apetite, foi quando num belo dia de verão, um pastor chamado Kaldi, la pelo século II d. C, na região onde é hoje a Etiópia, na cidade de Kaffa, caminhava com suas cabras sob aquele sol escaldante, do nada a paisagem se transformou num vale cheio de arbustos de um verde intenso, com muitas frutas.

O rebanho rapidamente devorou aquelas frutas e folhas, foi quando o pastor notou que suas cabras pareciam ter tomado um red bull, pulavam, corriam, giravam, davam cambalhota, ficaram agitavadas mesmo.

Não demorou muito Kaldi, passou a comer os frutos e ficar entusiasmado como as cabras.

Então ele colheu alguns frutos e foi conversar com um velho mago sobre o que acontecera, mas o sacerdote não levou muito a sério aquilo, se irritou e tocou fogo nas sementes, esse foi o seu erro, pois ao atear fogo, o aroma exalado se espalhou contaminando o ambiente com aquele cheiro agradável que hoje todo mundo adora sentir pela manhã, então pegaram os grãos torrados, moeram e fizeram uma infusão em água, obtendo uma bebida aromática e escura, hoje conhecida como Café, que os dois beberam, e logo sentiram uma alegre sensação e disposição, como se estivessem numa rave, (exagero eu sei). Os religiosos adoraram porque agora conseguiam ficar acordados durante as intermináveis rezas.

Logo o pastor e o mago linkaram a descoberta da bebida como uma dádiva de Alá, para compensar a proibição imposta de beberem o saudoso vinho.

A primeira cafeteria foi aberta em Meca, no século XV, no início esses lugares eram locais para reuniões religiosas, mas depois foram se tornando centros de música, jogos, danças e negócios.

Os holandeses levaram as primeiras mudas de café para a Europa, e com o apoio dos franceses tornaram o café uma das bebidas mais consumidas no continente. Mais tarde esses frutos vieram parar no Brasil, o que contribuiu de forma gigantesca para o desenvolvimento do país, hoje o café brasileiro é consumido no mundo todo e considerado um dos melhores.

VIA

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: